Harmonização perfeita para queijos e vinhos

Harmonização perfeita para queijos e vinhos

O friozinho chegou e com ele a temporada de encontros regados a queijos e vinhos. O que muita gente não sabe é que não é tão simples quanto parece harmonizar os dois — não para tudo ficar perfeito. Mas seguindo algumas regrinhas e experimentando as possibilidades com alguma ousadia você com certeza vai  impressionar seus amigos.

Queijos geralmente são gordurosos, fortes e, em alguns casos, muito salgados ou ácidos, o que pode comprometer uma boa harmonização. Para fazer uma bela combinação entre eles, basta respeitar as características de cada um.

Umas das coisas que mais me encantam em harmonizações é que, testando, podemos nos surpreender (e muito!) com o resultado final.

Vamos dar algumas dicas para que o encontro dos amigos com queijos e vinhos seja ainda mais gostoso — embora a harmonização perfeita, para mim, é a que você mais gostar. Assim, aproveitem minhas sugestões, mas também se permitam testar novas combinações e descobrir novos sabores. Isso torna o momento muito mais divertido. Vale muito a pena conhecer a loja “Os Legítimos Quitutes de Minas” localizada em São Caetano do Sul

Existem algumas regrinhas básicas a serem seguidas. Uma delas é buscar intensidades semelhantes entre o queijo e o vinho. Por exemplo, queijos leves com vinhos leves e queijos fortes com vinhos fortes. Quanto mais cremoso for o queijo, mais acidez o vinho deve ter. Nesse caso, os brancos  são os mais indicados.

No caso dos queijos de casca dura, apostem em vinhos tintos ricos em taninos.

Já os queijos azuis, aqueles com fungos, harmonizam perfeitamente com vinhos doces de sobremesa, pois o contraste do sal e do doce, nesse caso, casa muito bem.

Queijos frescos e frescos curados, como a mussarela e mascarpone, vão bem com brancos leves, frutados, frescos e com acidez elevada (para equilibrar com a acidez dos queijos), como os sauvignon blanc, alvarinho, muscadet ou espumantes.

Queijos de massa mole e casca aveludada, como brie, chamois d’or  e camembert, combinam com brancos ricos feitos de chardonnay, riesling e gewürztraminer. Se preferir um tinto, vá de pinot noir com taninos macios.

Queijos feitos com leite de cabra ou de ovelha, como feta, rocamadour e valençay, harmonizam com brancos leves de riesling, sauvignon blanc e vermentino.

Queijos suíços, como emmental, gruyère, maasdame, fol epi e gouda, combinam com brancos de caráter feitos de chardonnay ou tintos elegantes de pinot noir, barbera ou dolcetto.

Queijos de casca lavada, como pont l’êveque, taleggio, livarot, époisses, maroilles e munster, combinam bem com tintos feitos de Syrah.

Queijos de massa mole e prensada, como reblochon, port-salut, saint-nectaire e saint-paulin, combinam com tintos de merlot, cabernet sauvignon ou malbec.

Queijos de massa dura, como parmigiano reggiano, grana padano e pecorino, precisam de vinhos de bom corpo para enfrentar a riqueza e complexidade de seus sabores. Sirva aqui um bom Bordeaux, um syrah do Rhône , um brunello ou um barolo.

Queijos azuis como o gorgonzola, roquefort, stilton e o maytag, casam maravilhosamente bem com vinhos de sobremesa. Pode ser um Sauternes, late harvest ou vinho do Porto.

Ao servir os queijos, escolha ao menos cinco tipos diferentes e acomode-os sobre tábuas. Cada um deve ter a sua faca para que os sabores não se misturem. Não os corte em fatias e nem em pedaços, deixe essa função para os seus convidados.

Uma dica bacana é colocar plaquinhas em cada queijo, para que todos possam identificá-los.

Por último, não se esqueça de por na mesa uma cesta contendo diferentes pães, sem cortá-los. E se quiser, disponibilize também frios, frutas secas e castanhas.

Fonte/Créditos: Marie Claire

One Response

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your name

Message