Alimentação Fora de Casa x Segurança dos Alimentos

Alimentação Fora de Casa x Segurança dos Alimentos

O hábito de se alimentar fora do lar tem sido cada vez mais incorporado ao dia a dia dos brasileiros. Comum nas grandes cidades, a variedade de refeições, lanches, petiscos e culinárias agradam todos os tipos de paladares.
Segundo pesquisa, a falta de tempo e a vida moderna, fazem com que 34% dos brasileiros gastem com alimentação fora de casa, seja com o foodservice, em padarias, lanchonetes ou mesmo com vendedores ambulantes e refeições prontas congeladas e, de acordo com dados do IBGE, o brasileiro gasta em média 25% da sua renda em refeições fora do lar.

Com o crescimento da alimentação fora do lar, cada vez mais pessoas são atingidas com doenças transmitidas por alimentos, provenientes de falhas na segurança alimentar de um estabelecimento, o que aumenta o risco e a responsabilidade legal dos mesmos.

Desta forma é de fundamental importância a presença de uma consultoria técnica capacitada para implementar um programa preventivo para garantir a segurança dos alimentos, adequando os estabelecimentos as normas vigentes para o setor e garantindo que os mesmos ofereçam alimentos seguros aos seus clientes.

Este programa preventivo visa a implementação das Boas Práticas de Fabricação, que são normas regulamentadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que devem ser praticadas pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade de seus produtos. Dentre os procedimentos e normas a serem adotados, destacam-se o controle e a garantia da qualidade no recebimento, armazenamento, manipulação e distribuição dos alimentos, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, a prevenção da contaminação cruzada, o controle da qualidade da água para consumo humano, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, a capacitação profissional, o controle da higiene e saúde dos manipuladores e o manejo de resíduos, dentre outros itens.

Autora: Dra. Letícia Faria, médica veterinária, pós-graduada em Gestão na Qualidade dos Alimentos atuando há mais de 10 anos como diretora no Grupo Betel, empresa que presta assessoria a mais de 500 empresas do ramo de alimentação.

 

 

One Response

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your name

Message