Veja detalhes do bolo de casamento do príncipe Harry e Meghan Markle

Veja detalhes do bolo de casamento do príncipe Harry e Meghan Markle

Limões, ovos, manteiga, farinha, açúcar e licor de flor de sabugueiro. Quem imaginou um bolo de casamento real cheio de ingredientes impronunciáveis errou feio. Harry e Meghan escolheram uma opção mais simples, com produtos orgânicos e sazonais. A escolhida para assinar a peça tão especial do casamento foi a confeiteira Claire Ptak, da Violet Cakes, uma confeitaria bem simples no East London. Ela recebeu apenas o seguinte recado: era para ser um bolo de limão com “os sabores brilhantes da primavera”. A estação do ano foi homenageada com a “elderflower” (cá para nós, é a flor de sabugueiro), um tipo comestível que brota entre maio e junho no Reino Unido, que vem em forma de licor e também aparecerá na decoração: as florezinhas frescas serão colocadas no dia sobre o bolo. O limão será siciliano.

Especialistas em bolos de casamentos, Carlos Garcia conta que achou a aposta “muito sem gracinha”.

— Esperava um bolo caro, mas veio um bem simples, que destaca os produtos orgânicos. Frutas naturais e flores da estação — comenta Garcia. — Se fosse para fazer uma versão abrasileirada, usaria morangos orgânicos e geleia.

É simples, sim, mas com alguns trunfos. A massa é do tipo pão de ló, e leva limão siciliano e licor de flor de sabugueiro. No recheio, um creme de coalhada de limão siciliano com licor. Por fim, uma cobertura de buttercream de merengue suíço e mais um fio de licor.

Carregamento de limão siciliano para o preparo do bolo real – Reprodução Instagram

A craque Letícia Cruz, do Sofitel Ipanema, que acaba de ser classificada para a Coupe du Monde de la Pâtisserie, em Lyon, em 2019, também dá a sua sugestão:

— Para o sabor ser bem brasileiro, o limão poderia ser substituído pela pitanga, que é levemente ácida e bem aromática. No lugar da bebida destilada, colocaria cachaça com mel e capim santo, para dar um leve frescor ao bolo. E a farinha de amêndoas poderia ser substituída pela castanha do Pará — comenta a chef pâtissière.

Henrique Rossanelli, o chef pâtisserier do Oro, teve a ideia de um bolo de azeite, limão siciliano e manjericão para se o casamento real tivesse que ter os sabores do Brasil.

Para quem quiser fazer o seu e assistir ao casamento real em clima de festa, ele dá a receita:

BOLO DE AZEITE, LIMÃO SICILIANO E MANJERICÃO

Ingredientes:

Para o bolo de azeite e limão

330g açúcar (1)

120g gemas

75g suco de limão siciliano

340g farinha de trigo

480g azeite extra virgem

315g claras

6g sal refinado

Raspas de 4 limões siciliano

Para o creme de limão e manjericão

10 ovos

½ maço de manjericão

7g agar agar

400g manteiga sem sal em temperatura ambiente.

380g suco de limão siciliano

Raspas de 4 limões siciliano

360g açúcar

Preparo:

1- Pré aquecer o forno em 180ºc. Untar três assadeiras de 20cm com manteiga e papel manteiga.

2- Coloque o açúcar (1), o sal, as gemas, as raspas e o suco de limão na tigela da batedeira equipada com o globo e bata até ficar fofo e dobrar de volume.

3- As poucos acrescente a farinha de trigo e depois o azeite e bata até ficar homogêneo. Reserve em outra tigela.

4- Na tigela da batedeira também com o globo bata as claras até espumar e acrescente o açúcar (2). Bater até formar um merengue de pico firme.

5- Incorpore o merengue na massa reservada mexendo delicadamente, de dentro para fora, até ficar homogêneo.

6- Divida a massa igualmente entre as três assadeiras untadas e asse por 20 a 25 minutos, até que estejam douradas. Para testar se os bolos estão cozidos, insira um palito no centro, se sair limpo os bolos estão cozidos.

7- Para fazer o recheio coloque o açúcar, o agar-agar, os ovos (claras e gemas), as raspas e o suco de limão siciliano e o manjericão em uma panela, e cozinhe em fogo médio até engrossar levemente e ferver.

8- Passe tudo por uma peneira e leve para gelar. Espere endurecer completamente.

9- Processe o creme com um mixer de mãos e depois acrescente a manteiga. Bata até ficar liso e homogêneo. Deixe gelar e endurecer.

10- Coloque uma colher do recheio em um suporte de bolo ou prato de servir. Em seguida, coloque uma das partes do bolo. Espalhe mais recheio e coloque a segunda parte do bolo. Repita o processo e em seguida coloque o restante do creme em cima do bolo.

11- Use uma espátula longa para espalhar o creme sobre o topo e as laterais do bolo crianda uma cobertura uniforme.

12- Decore com folhas de limão, as próprias frutas e folhas de manjericão frescas e sirva.

 

Fonte/Créditos: Veja – Redação

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your name

Message