Torne seu restaurante mais lucrativo com pequenas mudanças.

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5 Dicas para aumentar o lucro e o faturamento de um restaurante

Por trabalhar numa indústria que tradicionalmente tem pequenas margens de lucro, os proprietários de restaurante acabam tendo dificuldade de manter um fluxo de dinheiro que acomode todas as suas despesas e deixe um pouco extra para o final do trimestre. Existem várias e diferentes ideias que os empresários podem utilizar para aumentar as vendas do restaurante, mas todas se resumem a um punhado de ideias-chave simples. Contudo – assim como muitas das estratégias de marketing para restaurantes – tudo se resume aos detalhes.

As 3 principais fontes de dreno do lucro de restaurantes e como pará-las

Quando você olha para sua demonstração de lucros e perdas a cada mês, você deseja que pudesse transformar suas vendas brutas em renda líquida? Você pode ser capaz de fazer exatamente isso identificando os vazamentos de lucro que impedem que você de segurar o dinheiro que flui no seu restaurante.

O dinheiro flui à favor cada vez que você faz uma venda; e flui contra quando você paga seus fornecedores e funcionários. Para aumentar seu faturamento, você precisa maximizar o calor de cada venda e minimizar a quantidade que você paga pelos bens e mão de obra. Assim como a água, o dreno de lucro sempre busca o caminho de menor resistência: quanto menor os padrões, medidas e controle que você tiver sobre seu restaurante, maior a probabilidade de seu lucro estar vazando.

Uma vez que parar o dreno de lucro não requer um aumento nos preços ou atrair mais pessoas para seu restaurante, essa é uma estratégia infalível para aumentar sua renda líquida mesmo em tempos econômicos difíceis.

Dreno de lucro nº1: Você está sendo pago por tudo o que vende?

Você com certeza espera ser pago por tudo o que está vendendo, nem é preciso dizer. Mesmo assim, durante as horas de pico é fácil se esquecer de cobrar por uns pequenos extras. Mais molho de guarnição, outra bebida, uma cobertura extra: nunca é uma perda grande, mas com o tempo, a somatória de gastos começa a crescer.

Quando se trata de impulsionar o lucro, valores esquecidos são apenas um dos culpados: cobrar a menos ou cobrar de forma inconsistentemente também pode ser uma fonte de perda de dinheiro. Cobranças inconsistentes ou esquecimento provém de erro humano – logo, padronizar o preço e treinar os funcionários rigorosamente pode ajudar a reduzir a perda de lucro nessa área.

No entanto, a melhor solução é instalar um software de gerenciamento de restaurantes. Uma vez que você insere as cobranças no sistema, elas são aplicadas corretamente e consistentemente toda vez. Além disso, um software diminui o número de erros e torna muito mais difícil que a equipe de funcionários ofereça itens gratuitos para amigos e familiares – garantindo que você seja pago por tudo o que você vende.

Sinais de que você está tendo dreno de lucro pela fonte nº1:

  • Os preços e cobranças não estão padronizados;
  • Os atendentes não sabem os preços dos produtos;
  • O treinamento de funcionários é aleatório;
  • Os consumidores se queixam regularmente sobre discrepâncias no preço;
  • Você não possui um sistema de gestão para seu bar e restaurante.

Dreno de lucro nº2: Você pode reduzir suas principais despesas operacionais?

Gastos com mão de obra e alimentos são os grandes pesos de saída do seu livro caixa. Para muitos restaurantes, esses cursos consomem certa de 55 a 70 centavos de cada real conseguido nas vendas.  A boa notícia é que tanto as despesas com comida e com funcionários podem ser controladas para atingir uma economia real.

O controle de gastos começa com um bom rastreamento.  Você não pode esperar realmente controlar o desperdício, a deterioração de alimentos e as porções servidas exageradamente sem o uso de um rastreamento de estoque. Da mesma forma, você não consegue otimizar o nível de seus funcionários se você conhece somente seus gastos trabalhistas depois que você paga sua equipe.

Contudo, fazer o rastreamento é apenas metade da batalha. Para manter as despesas sob controle, a habilidade de prever vendas e definir metas é crucial. Quando você consegue projetar precisamente quantas refeições você precisa vender em um dia, você pode estocar e preparar apenas a quantidade certa de comida para evitar o desperdício. Da mesma forma, quando você pode prever quantas horas de trabalho você precisa para atender a demanda de clientela em um determinado momento, você consegue programar apenas o pessoal suficiente para fazer o trabalho.

Sinais de que você está tendo dreno de lucro pela fonte nº2:

  • Você está frequentemente sem pessoal ou com excesso de pessoal para trabalhar;
  • Você não tem controle sobre o relógio de ponto;
  • A folha de pagamento é a única forma que você usa para rastrear os custos com funcionários;
  • Você não está utilizando uma previsão de vendas para agendar sua equipe;
  • Você precificou os itens do seu cardápio há muito tempo, sem fazer uma revisão ou ajuste nos preços;
  • Você verifica seu estoque infrequentemente;
  • Você não tem controle sobre o tamanho das suas porções;
  • Vão não acompanha o desperdício no seu restaurante;
  • Você mantém seu inventário por mais de uma semana;
  • Seu plano de preparação de alimentos não é baseado numa previsão de vendas.

Dreno de lucro nº3: Você poderia vender mais para seus clientes já existentes?

Toda vez que um consumidor visita seu restaurante ou telefona para fazer um pedido, você tem uma oportunidade inigualável de promover seu restaurante e vender mais. À sua frente está alguém que gosta do seu estabelecimento e que planeja gastar dinheiro comprando sua comida. Por que não tirar o máximo de proveito disso para construir lealdade e fazer mais vendas? Confira a seguir algumas formas de fazer isso:

Upselling (técnica para explorar o potencial de compra do cliente): realizar vendas sugestivas pode aumentar milhares de reais para o faturamento do restaurante. A chave para o sucesso do upselling é dar aos seus funcionários as palavras certas a dizer no momento certo do processo de pedido do cliente – e tornar mais fácil para ele a ideia de adicionar itens adicionais na compra.

Concursos de vendas e promoções: promoções e especiais, quando inseridos no processo de pedido, também podem ajudar a empurrar itens do cardápio do restaurante que não saem muito.

Marketing de banco de dados: um banco de dados de clientes permite que você colete informações sobre os consumidores: seus nomes, endereços, telefones, e-mails, aniversários, e muito mais. Você pode utilizá-lo para lembrar um cliente regular que há um vale ou desconto na próxima compra, por exemplo. Além disso, você pode utilizar a informação de endereço da base de dados para enviar ofertas segmentadas para seus consumidores por correio ou e-mail. Impulsione seu faturamento oferecendo aos clientes incentivos para pedir com mais frequência e gastar mais dinheiro a cada vez. Uma das principais vantagens de usar esse tipo de marketing é que, uma vez que essa prática é direcionada, você gastará muito menos para obter uma resposta muito maior que numa publicidade tradicional e correio em massa. O principal desafio ao lidar com o marketing de banco de dados é que ele pode consumir muito tempo, e tempo é algo que falta em todos os restaurantes. Automação pode tornar o processo mais fácil.

Sinais de que você está tendo dreno de lucro pela fonte nº3:

  • A sua equipe não tem total conhecimento do seu cardápio;
  • Seus funcionários não são treinados ou motivados a utilizar o sistema de vendas sugestivas;
  • Você não possui um banco de dados de clientes;
  • Você não coleta informações sobre seus consumidores;
  • Você não utiliza nenhuma forma de monitorar os hábitos de seus clientes;
  • Você possui um banco de dados de clientes, mas não o usa para propósitos de marketing.

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5 Maneiras de tornar o seu restaurante mais lucrativo

Se você está imaginando como aumentar o lucro do seu restaurante, aqui estão cinco áreas críticas nas quais você deve focar seus esforços:

1 Fortaleça sua equipe

Quando você abusa do seu corpo e mente trabalhando excessivamente, você consegue facilmente transformar o sonho de possuir um restaurante num pesadelo. Você não pode simplesmente abrir o restaurante, cozinhar a comida, receber os visitantes, servir os pratos e bebidas, limpar, gerenciar o caixa e ainda fechar o restaurante por sua conta. Você deve ter ao seu redor um chef, gerente, atendente e garçons que você pode confiar. Delegue as tarefas que você não precisa ou não quer fazer, para que possa se concentrar em tornar o seu restaurante um negócio mais rentável e tenha uma balança mais equilibrada no que diz respeito à vida e trabalho.

Restaurantes de sucesso certamente já treinaram seus funcionários extremamente bem. Geralmente, existe uma cultura nesses estabelecimentos de “não manter segredos”, ou seja, todos sabem como e onde o restaurante faz dinheiro, e conhecem seus papéis e responsabilidades relacionados a esse fluxo de renda. Esse tipo de conhecimento é fundamental para a equipe de trabalho, já que os empregados conseguem tomar decisões mais eficientes sobre as práticas de trabalho se conhecem onde o dinheiro flui e cresce. Desenvolva um senso de que o restaurante é de todos com a sua equipe definindo claramente os centros de lucro do seu estabelecimento.

Reuniões com os funcionários são um passo vital para o aumento do faturamento, principalmente as realizadas antes do turno. Faça com que sua equipe conheça seus objetivos e inclua as ideias deles para ajudar você a obtê-los. O modo como seus funcionários trabalham é o modo como o restaurante cresce. Uma ótima equipe pode elevar um restaurante medíocre para a grandeza. Ao contrário, uma equipe ruim pode diminuir o potencial de um excelente restaurante. E tudo começa com a liderança dos donos e da cultura que eles estabelecem.

2 Analise seu “produto”

Saber o que as pessoas estão comprando quando elas veem ao seu restaurante é importante. Essa informação te ajuda a determinar onde colocar mais esforço em termos de serviço de funcionários, análise de custos e marketing do seu “produto”. Para alguns restaurantes, o centro de lucro pode estar no bar. Todos os lugares em que as pessoas param ou ficam por mais de 10 minutos no seu restaurante é um componente do seu sucesso.

Dê uma boa olhada ao seu redor e na sua principal base de clientes. Se você está no meio de um país sulista fissurado em carne, oferecer pequenas porções de pratos chiques que ninguém consegue pronunciar pode não ser a melhor opção. Se você tem algo no cardápio que não está vendendo, retrabalhe o prato ou remova-o do menu. Alcançar o paladar dos seus clientes pode maximizar o lucro e tornar a média de novos consumidores em clientes regulares.

Qualquer que seja sua abordagem, sempre existe muitas oportunidades para aprender mais sobre seus consumidores. Treine seus funcionários para discutir a razão dos clientes visitarem o seu restaurante e o que eles mais gostam sobre seu estabelecimento. Essa informação serve como uma fundação em curso para análise de lucro. “O que você gosta sobre nós?” é uma pergunta simples a se fazer e também é a melhor forma de identificar fontes potenciais de lucro.

3 Seja sociável

Caso você ainda não tenha um website, crie um. Seu site deve ser fácil de ser encontrado e incluir seu cardápio, horário de funcionamento, endereço, e número de telefone. Redes sociais como Facebook, Yelp, Google+, Twitter, Foursquare e TripAdvisor são populares entre muitas diferentes gerações como um meio de comunicação e coleta de informação. Elas também são gratuitas. Essa é uma ótima forma de conectar você a seus consumidores através de interação, pesquisas, e respostas às avaliações. Seu cliente já está falando sobre você online e conferindo qual o próximo restaurante que querem visitar. Não perca a oportunidade de estar entre eles.

O consumidor de hoje gosta de sentir que tem uma amizade com o estabelecimento que está visitando. Isso significa que você deve facilitar para ele se tornar seu amigo no Facebook, seguir você no Twitter ou inscrever-se digitalmente para receber sua newsletter ou atualizações do cardápio do seu restaurante. As pessoas gostam de receber informação privilegiada e conseguir detalhes únicos apenas por estarem conectadas.

4 Faça com que seja fácil para o cliente gastar dinheiro e comprar dentro do seu restaurante

Hoje, os clientes querem pagar suas contas na saída. Contudo, isso não significa comer e sair correndo. Isso quer dizer que você deve oferecer aos consumidores opções de pagar utilizando cartão de crédito ou débito com dispositivos móveis no local, usando um processamento de cartão de crédito móvel que seja seguro, protegido e viável para aumentar os lucros do seu restaurante.

Caso seu restaurante se supere em divertir as pessoas, os consumidores podem não querer o estragar prazer de ir até à caixa registradora para pagar. Ao contrário, vá até a mesa do cliente e cuide de tudo para ele ali mesmo. Utilizar tablets integrados com um software empresarial no local pode te ajudar a lucrar. Você pode oferecer ajuda no cálculo da gorjeta e vender camisetas ou outras mercadorias ao adicioná-las na conta com o processamento de pagamento móvel. Seus garçons e garçonetes podem se tornar vendedores para o restaurante, e você pode criar novos centros de lucro através de outras iniciativas, desde vales-presente até registro em eventos.

5 Encontre e desenvolva parcerias

Quando você para de ver os seus companheiros donos de restaurantes como competidores e começa a vê-los como parceiros, você pode construir sua base de consumidores de novas formas. É claro, muitas pessoas gostam de ir aos seus restaurantes favoritos toda semana, e você deve oferecer recompensas para seus clientes regulares pela lealdade deles. No entanto, muitos consumidores gostam de variar a rotina. Combine com outros donos de restaurantes uma troca de referências… indique para esses clientes outros restaurantes parceiros seu, e em troca eles também podem te indicar.

Se você não se sente confortável em compartilhar negócio com outros restaurantes, então considere falar com galerias de arte ou academias locais, com a ideia de que oferecer programas recompensatórios para consumidores e referências podem ajudar a construir oportunidades de negócio para todos.

Aumente seu faturamento durante as horas que têm pouca demanda

Devido ao aperto financeiro, muitos consumidores têm preferido fazer compras pequenas ou comprar nas promoções, mesmo quando se trata de comer. Eles estão pedindo menos durante as refeições principais – o que os torna mais famintos durante o dia. Isso faz com que eles lanchem mais frequentemente, assim como também comem durante horários não tradicionais. Se você pretende tirar proveito dessa demanda, seu objetivo deve ser aumentar o tráfego sem prejudicar suas vendas nos horários de pico. Veja a seguir algumas alternativas para lucrar durante esses períodos:

Manhã e à tardezinha: uma oportunidade de venda durante o horário de café da manhã é oferecer porções menores de comida, como frutas frescas, mix de frutas secas e bagel para lanchar mais tarde. Muitas pessoas comem esses lanches antes ou depois do almoço, ou até mesmo no lugar do mesmo. O horário entre o almoço e o jantar promete outra chance de aumentar as vendas diárias. Alguns restaurantes casuais ou de serviço rápido também oferecem descontos especiais entre às 14h e 16h para estimular um tráfego fora do horário de pico.

Happy Hour: a janela do fim da tarde oferece aos consumidores uma chance de jantar fora enquanto se mantém conscientes do orçamento. Os cardápios voltados somente para o Happy Hour incluem coquetéis com preço especial, pratos menores e aperitivos. O Happy Hour pode servir como uma ponte para o jantar também.

Tarde da noite: a chave para o sucesso nesse horário é operar dentro do contexto certo, já que as pessoas noturnas diferem significantemente dos consumidores do resto do dia. Esse pessoal geralmente visitará seu restaurante para estender a noitada, e podem estar chegando de uma festa ou show. Para atrair esse grupo, você deve tornar seu restaurante um ambiente divertido, aconchegante e acessível, durante estes horários. O cardápio pode incluir mais lanches, pratos menores, aperitivos e porções que possam ser divididas entre duas ou mais pessoas. Considere a atmosfera do seu restaurante também… alguns estabelecimentos ajustam a iluminação ou reproduzem músicas diferentes. Assim que você definir o seu horário de trabalho no período da noite, mantenha a pontualidade. Não feche mais cedo ou altere o horário de funcionamento sem avisar aos clientes. Quanto aos funcionários, escolha para trabalhar à noite aqueles que possuem energia e não se importam com o horário ou com o tipo de público que aparece nesse período.

Atenha-se às suas estratégias

Construir uma base de consumidores fora do horário de pico requer tempo, esforço e paciência. Acomode seus consumidores com a comida certa de acordo com seus respectivos cronogramas, orçamentos, preferências e estilos de vida. Intensifique seus esforços de marketing e publicidade. Notifique as pessoas através do boca a boca, website, cardápio e redes sociais.

Conclusão: pare de perder dinheiro pela forma com que já trabalha e implante estratégias para lucrar mais sem aumentar o preço dos seus produtos

Ser um dono de restaurante pode ser algo muito gratificante, mas também pode ser difícil torná-lo rentável. Conseguir um alto faturamento é um fator chave na sobrevivência do restaurante. Contudo, cobrar muito pela sua comida e bebida por afastar seus consumidores.

Ao considerar como melhorar as vendas do seu restaurante, existem sempre mais ideias de como você pode obter um dinheiro extra. Se for pedido para entrega, achar novos consumidores, recompensar seus clientes regulares, ou qualquer outra ideia, encontrar aquele nicho que expande o seu negócio é apenas mais uma forma entre as diversas para lucrar mais.

Tenha em mente que é você quem conhece melhor o seu negócio no fim do dia. Surgir com suas próprias e originais ideias para aumentar o faturamento pode levar a melhores opções que vão te trazer mais clientes e manter os já existentes felizes. Tudo que é preciso é um pouco de inovação. Tornar seu restaurante um negócio mais lucrativo dá trabalho, mas com as estratégias certas você pode contar com uma diminuição nas despesas e num aumento de tráfego no seu restaurante.

Fonte/Créditos: Blog Programa Consumer

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