Governo de SP lança programa gastronômico para o mês de outubro

Governo de SP lança programa gastronômico para o mês de outubro

Nesta sexta-feira (23), o governador de São Paulo, João Doria, ao lado do secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, anunciou o programa SP Gastronomia, uma iniciativa para englobar diversos eventos do setor, que acontecerão em todo o estado no mês de outubro.

O programa inclui eventos que já são consagrados no mundo da gastronomia, como o Mesa São Paulo, o Restaurante Week e a Festa de San Gennaro, além de apresentar novas propostas que conversam entre si.

Um dos exemplos Bom Prato Convida, no qual todas as unidades da rede Bom Prato terão refeições elaboradas por chefs renomados, seguindo o critério de R$ 1 por prato. Já o selo Feito em SP busca identificar ingredientes e preparações tipicamente paulistas, diferenciando para o resto do País.

SP Gastronomia reúne eventos consagrados do setor e novas iniciativas com apoio da iniciativa privada (Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

Entre os chefs participantes no ciclo de eventos estão os brasileiro Alex Atala, Jefferson Rueda, Guga Rocha, Carole Crema, Manu Buffara, Morena Leite, Fábio Vieira e Carlos Bertolazzi.

“Esse programa está diretamente vinculado à geração de empregos, de oportunidades e de apoio ao empreendedorismo”, explicou o governador João Doria, que também anunciou que o programa será 100% viabilizado com investimentos da iniciativa privada.

O objetivo, além de promover o setor e fomentar o turismo no estado, é estabelecer outubro como o mês da gastronomia, a partir de uma agenda permanente, como a apresentada pelo SP Gastronomia, integrando diversos elos da cadeia produtiva.

CALENDÁRIO

O calendário completo das atividades ao longo de 31 dias, com datas e locais, está disponível no site www.spgastronomia.gov.br. Abaixo, alguns dos destaques do programa:

– Feito em SP (a partir de 2/10): festival competitivo voltado a produtos e pratos emblemáticos da gastronomia de São Paulo, com eliminatórias nas 16 regiões do estado e final no Memorial da América Latina. Em todas as etapas, shows musicais complementam a programação.
2/10 – São Carlos
3/10 – Ribeirão Preto
4/10 – França
5/10 – Barretos
6/10 – São José do Rio Preto
8/10 – Araçatuba
9/10 – Presidente Prudente
10/10 – Marília
11/10 – Bauru
12/10 – Sorocaba
13/10 – Campinas
15/10 – Taubaté
16/10 – Santos
17/10 – Registro
18/10 – Santo André
24 a 27/10 – São Paulo

– Mesa SP (24 a 27/10): evento no Memorial da América Latina com centenas de chefs, produtores e profissionais reunidos para celebrar a cozinha brasileira e discutir os caminhos da gastronomia em aulas, degustações, palestras, feira de produtores e o Mesa Tendências – principal congresso de gastronomia da América Latina.

– Restaurante Week (4 a 27/10): festival que oferece menus especiais a preços acessíveis em mais de 200 restaurantes renomados da cidade de São Paulo.

– Festival de Bares e Botecos (28 a 31/10): ação para valorizar a culinária dos bares e os petiscos de São Paulo, com experiências que incentivam a criatividade, o sabor e a alegria.

– Bocuse D’or (27/10): etapa do mais importante concurso da gastronomia mundial, com talentos brasileiros competindo para participar da grande final internacional, na França.

– Mesa no Cinema (28 a 31/10): mostra de filmes consagrados relacionados à gastronomia, acompanhada por degustações temáticas harmonizadas, com assinatura de chefs renomados.

– Jantares Magnos (23, 25 e 26/10): refeições especiais preparadas pelos maiores chefs da atualidade nos grandes restaurantes de São Paulo.

– À Mesa (a partir de 14/10): exposição inédita no Memorial da América Latina sobre a história da gastronomia em São Paulo, com obras de arte e objetos que rememoram origens e tradições, realizada pela curadoria do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.

– Literatura & Gastronomia (de 24 a 27/10): feira literária focada em livros sobre gastronomia, reunindo dezenas de editoras e autores.

– Bom Prato Convida (16/10) – Dia Mundial da Alimentação): ação nos 57 restaurantes da rede Bom Prato, com cardápios especiais criados por chefs renomados nos restaurantes do programa de alimentação social do Governo do Estado, ao valor de R$ 1.

– Vivaleite (24 a 27/10): espaço interativo e lúdico do programa de segurança alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social, no Memorial da América Latina, para apresentar a importância do consumo de leite no desenvolvimento saudável das crianças.

– Rotas Gastronômicas SP (2 a 31/10): as Secretarias de Turismo e de Agricultura e Abastecimento, em parceria com prefeituras, listarão os principais produtos e pratos das 16 macrorregiões de São Paulo. O mapa será lançado no Memorial da América Latina, no dia 24 de outubro.

– Agricultura de Portas Abertas (2 a 31/10): programação promovida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que vai apresentar as principais pesquisas sobre alimentação realizadas no Estado.

– Via Rápida no SP Gastronomia (2 a 31/10): a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Centro Paula Souza, oferecerá 400 vagas para 13 cursos de qualificação profissional de até 100 horas nas áreas de cozinha e gastronomia.

Fonte/Créditos: Esther Morel – Revista Menu


Compartilhe este post com as pessoas em suas redes sociais e marque o perfil. Curta e siga o @gastronomidiaoficial no Facebook ou no Instagram.

Nós também estamos no WhatsApp, adicione o nosso número (11) 97725-5667 em seus contatos ou utilize este link para falar com a gente.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your name

Message