Festival Mexicano do Rodrigo: Fajitas de Carne

Festival Mexicano do Rodrigo: Fajitas de Carne

Fajitas… Este tem seu nome na origem espanhola da palavra faixa, devido sua aparência similar aos cintos tipo faixa (faja) usado na cintura por algumas mulheres mexicanas para modelar o corpo.

A Fajita teve sua invenção reclamada por muitos desde o final da década de 60.

fajitas na chapaO importante é que, hoje em dia, a Fajita é reconhecida como um prato servido semi-acabado, onde tortilhas de trigo aquecidas são servidas, acompanhadas de carne (boi,  frango, porco ou camarão), cebolas e pimentões grelhados em tiras, apresentados sobre uma grelha ou frigideira. São servidos juntos a recipientes com tomates e alfaces picados, queijo ralado e molhos típicos da cozinha Tex-Mex ou Mexicana como o Sour Cream, Guacamole, Salsa Roja, Salsa Verde, Salsa Mexicana, Dip de Cheddar ou Pico de Gallo.

Apresentada desta forma, a “montagem” da Fajita é feita pelo próprio comensal, que pode servir-se dos acompanhamentos a gosto. Basta colocar o recheio desejado sobre a tortilha e enrolá-la, formando um “tubo” de aproximadamente 4 cm de diâmetro.

Agora chega de teoria e partimos para a receita que quem fala (escreve) muito, pouco faz! Os amigos estão cobrando até por mensagens de whatsapp… rsrs

Fajitas

Tortillas de farinha, recheadas com carne, pimentão, cebola, queijo e guacamole

INGREDIENTES

Tortilhas de Farinha:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara de água morna
meia colher (chá) de sal
Recheio de Guacamole:
2 abacate em cubos pequenos
2 tomate sem sementes, em cubinhos
1 e meia colher (sopa) de coentro picado (eu não usei)
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de azeite
Suco de 1 limão
Recheio de Carne:
meio quilo de filé mignon ou contra-filet em tirinhas finas
2 colheres (sopa) de manteiga
meio pimentão verde em tirinhas finas
meio pimentão vermelho em tirinhas finas
meio pimentão amarelo em tirinhas finas
1 cebola branca média em tirinhas
1 cebola roxa média em tirinhas
1 pitada de pimenta do reino
2 xícaras (chá) de queijo mussarela ou monterey raladoMODO DE PREPARO

Tortilhas de Farinha:
Em um recipiente, coloque a farinha e o sal e adicione cerca de 1 xícara (chá) de água morna, aos poucos, mexendo bem, até que desprenda das mãos. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Sove mais um pouco e, em uma superfície limpa e enfarinhada, abra com o auxílio de um rolo de macarrão pequenas porções de massa, formando panquequinhas bem finas com cerca de 15 cm de diâmetro. Em uma frigideira antiaderente bem quente, coloque as panquequinhas e deixe-as dourar dos dois lados. Repita o procedimento com o restante da massa. Reserve.

Recheio de Guacamole:
Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes. Reserve.

Recheio de Carne:
Em um recipiente, tempere a carne com pimenta do reino. Em uma frigideira, derreta a manteiga e doure a carne. Junte os pimentões e a cebola e cozinhe até ficarem macios.

Montagem:
Coloque no centro de cada tortilha uma porção de guacamole e uma porção do recheio de carne. Enrole e sirva a seguir.

DICA:
O Monterey é um queijo típico do México, de textura macia e coloração amarelada. Pode ser substituído pelo cheddar, gouda ou mussarela.

Receita: Rodrigo Messias | Sugestão Nestlé


Compartilhe este post com as pessoas em suas redes sociais e marque o perfil. Curta e siga o @gastronomidiaoficial no Facebook ou no Instagram.

Nós também estamos no WhatsApp, adicione o nosso número (11) 97725-5667 em seus contatos ou utilize este link para falar com a gente.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your name

Message