Dicas para montar uma excelente loja de bolos caseiros.

Dicas para montar uma excelente loja de bolos caseiros.

Não é novidade para ninguém que a quantidade de variações no ramo alimentício é enorme, e um deles que vem crescendo com o passar do tempo é a “Casa de bolos”, um segmento completamente focado em bolos e tortas que tem despertado a curiosidade de um número cada vez maior de empresários.

1 – Conquiste pela imagem.

É de extrema importância que o empresário interessado em abrir uma loja de bolos caseiros esteja disposto a investir em uma boa estrutura, atendimento,  design e beleza para seu estabelecimento. Isso vai  atrair clientes com a primeira impressão, o público em sua maioria se sente acolhido em um espaço moderno, bonito e aconchegante.

E eu sei que agradar a clientela está totalmente atrelado ao emocional, a forma como cada indivíduo é tratado, e como cada um gosta de ser único. Existem maneiras de analisar o comportamento das pessoas, tentando entender a fidelidade emocional com algumas marcas e serviços, então sempre devemos nos basear em alguns pilares fundamentais:

  • O que ele sente dentro da sua loja de bolos caseiros?
  • O que ele vê no seu ambiente?
  • Ele se sente confortável em sua loja?
  • Qual a real necessidade que ele o cliente tem para estar ali?
  • Qual o maior medo dele perante ao seu estabelecimento?

Entender cada uma dessas fases não é fácil, e você provavelmente não vai aprender de um dia para o outro, mas a importância de sempre ficar atento às necessidade do seu público vai destacar sua loja de bolos caseiros e criar um vínculo emocional de Cliente-Marca.

2 – Qualificação de ponta.

A mão de obra deve ser qualificada, com colaboradores preparados para suprir as necessidades do seu negócio, aumentando assim, a agilidade na cozinha e entrega, adquirindo melhor qualidade no atendimento ao público.

Um artigo feito recentemente pelo Sebrae pode te ajudar muito caso você não tenha experiência em contratação de funcionários. Mostrando a relevância e importância que o profissional qualificado traz para a empresa.

Então nunca hesite em fazer investimentos  para mão de obra qualificada, ela pode ser um grande diferencial para o seu estabelecimento, sendo ele de pequeno, médio ou grande porte.

3 – Atualizações constantes.

Não se trata apenas de aplicativo mobile que mostre um simples cardápio ou faça entregas, é necessário um bom sistemas de gestão para administrar com praticidade e agilidade sua empresa, contas ativas em redes sociais para maior interatividade com os consumidores e um software de e-marketplace potente que corresponda a expectativas de clientes mais exigentes.

Acho muito importante mostrar para vocês outro artigo sobre utilização de marketplace para pequenas empresas do Sebrae, que foca nas vantagens de ter um bom e-comerce para empresas iniciantes, podendo ser mais um caminho para sua loja de bolos com autenticidade única e marcante.

Vão ter pessoas dizendo: “Não faz sentido nenhum ter e-comerce em uma loja de bolos.”

Devo discordar! Por que?

Existe uma loja no segmento de bolos e confeitaria chamada BarraDoce, localizada em São Paulo-SP desde 1984. Uma loja tradicional que começou pequena, e logo atingiu grande prestígio do povo paulistano com seus bolos e doces. A fama foi crescendo e expandiu-se para fora da grande São Paulo, então a BarraDoce aderiu em 2004 o método de vendas online. Hoje ela tem enorme sucesso no ramo que atua, e é exemplo de adaptação, mostrando como você pode se atualizar e mesmo assim continuar sendo tradicional.

 

4 – Propaganda é a alma do negócio

O investimento em marketing deve ser forte para impactar seus clientes, tente ao máximo fazer campanhas publicitárias voltadas para eventos que tenham o tipo de público que você pretende atingir, mídias tradicionais como radio, tv e jornal, alcançando assim, grande parcela de possíveis clientes em escala regional, o uso adequado do marketing interativo para desfrutar de uma convivência com o consumidor, não se esquecendo das redes sociais que possibilitam um alcance e uma abrangência muito maior para o consumidor.

Neste link você encontra uma Agência Especializada em Gastronomia que vai te te auxiliar no mercado online de propaganda e de forma correta pode disparar sua loja de bolos caseiros perante aos concorrentes.

5 – A qualidade é fundamental

Seguindo todas as dicas, você consegue conquistar seus clientes de forma mais fácil e rápida, entretanto, a qualidade dos produtos é muito importante para fazer com que eles voltem a sua loja de bolos caseiros mais vezes, o consumidor busca acima de tudo o bom sabor e delicadeza com que os doces são feitos, para isso, é necessário usar ingredientes de boa qualidade e sempre manter o mesmo grau de padronização em toda a produção.

Infográfico Loja de Bolos

Colocações finais

Posso dizer que esses passos não são mágicos e nem segredos milenares, mas feitas à risca vão entregar um resultado muito positivo e satisfatório.

Essas cinco dicas são como o alicerce de uma casa, servem para dar a base e você continua construindo, são excelentes para ter um ponto de partida, mas tudo deve ter total dedicação e esforço para dar certo, aqui apenas demos um esboço, e você fica responsável pelo resultado final.

Fonte/Créditos: Blog Programa Consumer

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your name

Message