Tem muita empresa investindo no marketing verde, porque cuidar do meio ambiente é uma questão urgente. E um dos grandes vilões atuais são os canudos de plástico. Pensando nisso, um bar em São Paulo só usa canudos de papel.
O canudinho é um dos maiores responsáveis pela poluição de rios e mares. O problema é que nem todo mundo descarta objetos de plástico de forma correta, para reciclagem. Para evitar tanta poluição e proteger animais que podem consumir esses objetos, já existe um movimento mundial para banir o canudo de plástico e achar opções sustentáveis.
O Brasil já entrou nessa onda. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que lançou a campanha “Mares Limpos”, oito milhões de toneladas de lixo plástico são lançadas nos oceanos por ano.
Só o Reino Unido descarta, por ano, 8,5 bilhões de canudinhos de plástico no lixo. Por lá, e também na Escócia e na França, já se estudam leis para banir a venda e o uso de canudinhos de plásticos. E, também, outros artigos descartáveis, como talheres.
No Brasil, a cidade do Rio de Janeiro saiu na frente: a Câmara Municipal aprovou uma lei que proíbe o uso de canudos de plástico em bares, restaurantes e quiosques.
Atitude verde
O canudo de plástico que a gente usa por quatro minutos leva 400 anos para se decompor na natureza. Tem consumidor que não está mais aceitando isso e tem empresário que percebeu e entrou na onda do marketing verde.
Um bar em São Paulo, por exemplo, trocou o canudo de plástico pelo de papel e ganhou pontos com os clientes. O bar fica dentro de um hotel cinco estrelas na região da Avenida Paulista. Segundo o chefe do bar, Spencer Amereno Jr., que sugeriu a troca, o canudinho de papel leva apenas alguns meses para se decompor: “Eu já estava ligado que isso era tendência, aí viajei pra Londres e vi que todos bares não usam canudos de plástico e quis transferir esse conceito pra cá. É uma coisa automática”.
O bar também substituiu as pazinhas de plástico, que são usadas para mexer os drinks, por barrinhas de cana.
FRANK BAR – MAKSOUD PLAZA HOTEL
R. São Carlos do Pinhal, 424 – Lobby – Bela Vista
São Paulo – SP – 01333-000
Telefone: (11) 3145-8000