Será possível pedir para um trajeto que será percorrido a pé ser traçado.
O Google anunciou nesta terça-feira (8) que o Maps, serviço de mapas da empresa, ganhará novos recursos de realidade aumentada, à la “Pokémon Go”, e passará a usar a câmera do smartphone para mostrar às pessoas o que está em volta dela e como elas podem chegar ao lugar desejado.
O Maps também passará a mostrar quais restaurantes estão recebendo uma grande quantidade de clientes e até indicar a probabilidade de alguém gostar de ir até lá.
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Aplicativo Google Maps (Foto: Luísa Melo/G1)
Se em “Pokémon Go”, as pessoas têm que mirar o celular para o ponto em que as figuras digitais de Pikachu e companhia são exibidas pelo jogo, o Maps usa realidade aumentada para exibir indicações virtuais em imagens captadas pela câmera. Com a câmera integrada ao serviço de mapas, a tela do smartphone apontará os próximos passos a serem seguidos até o destino.
Bastará apontar o celular para uma rua, e o Maps dirá se aquela direção é a correta. Se ficar difícil, o usuário poderá recorrer a um guia virtual, em forma de animal. Durante a apresentação, o bicho escolhido foi algo parecido com uma raposa.
A adição de realidade aumentada ao Maps também permitirá que a câmera seja usada para mostrar quais são os lugares no entorno. Conforme o celular for apontado em diferentes direções, surgirão na tela os estabelecimentos comerciais, como restaurantes e lojas, que estão naquele rumo.
Esse sistema não usa só a posição dos usuários, como a fornecida pelo GPS, mas também usa o que a câmera está captando para mostrar aos usuários onde eles estão. Esse recurso foi chamado pelo Google de Visual Position System (VPS), uma brincadeira com GPS (Global Position System).
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‘Pokémon Go’, jogo para smartphones com realidade aumentada. (Foto: Divulgação/Niantic)
Restaurante bombando
Outra novidade é que o Maps mostrará os restaurantes que passaram a bombar na última semana. A nova função usará o mesmo recurso que o Google usa para exibir o tráfego de veículos em uma determinada via. Por meio do GPS, rasteará o fluxo dos aparelhos que rodam Android no restaurante para determinar se o lugar tem recebido muitas visitas.
Outra ferramenta apresentada é uma forma de a empresa medir se um restaurante pesquisado no Maps tem chances de cativar o usuário. Ao estilo do Tinder, a empresa medirá a probabilidade de haver um “match” entre os dois.
Usando uma técnica de inteligênia artificial, chamada aprendizado de máquina, o Google vai reunir todas as informações que possui sobre o cliente potencial e o restaurante, incluindo o que antigos consumidores já disseram a respeito dele. Depois de analisar esses dados, vai conferir um porcentagem de aceitação.
O Maps passará ainda a ser usado para interações sociais. Quando quiser decidir onde ir, um grupo de amigos poderá fazer uma votação por meio do aplicativo. Para ajudar a escolher, eles poderão consultar direções até o lugar e outras informações presentes no Maps, como horário de funcionamento e opiniões de quem já foi até lá.
Créditos: Helton Simões Gomes, G1, Mountain View, Califórnia (EUA)