Será possível pedir para um trajeto que será percorrido a pé ser traçado.
O Google anunciou nesta terça-feira (8) que o Maps, serviço de mapas da empresa, ganhará novos recursos de realidade aumentada, à la “Pokémon Go”, e passará a usar a câmera do smartphone para mostrar às pessoas o que está em volta dela e como elas podem chegar ao lugar desejado.
O Maps também passará a mostrar quais restaurantes estão recebendo uma grande quantidade de clientes e até indicar a probabilidade de alguém gostar de ir até lá.
Se em “Pokémon Go”, as pessoas têm que mirar o celular para o ponto em que as figuras digitais de Pikachu e companhia são exibidas pelo jogo, o Maps usa realidade aumentada para exibir indicações virtuais em imagens captadas pela câmera. Com a câmera integrada ao serviço de mapas, a tela do smartphone apontará os próximos passos a serem seguidos até o destino.
Bastará apontar o celular para uma rua, e o Maps dirá se aquela direção é a correta. Se ficar difícil, o usuário poderá recorrer a um guia virtual, em forma de animal. Durante a apresentação, o bicho escolhido foi algo parecido com uma raposa.
A adição de realidade aumentada ao Maps também permitirá que a câmera seja usada para mostrar quais são os lugares no entorno. Conforme o celular for apontado em diferentes direções, surgirão na tela os estabelecimentos comerciais, como restaurantes e lojas, que estão naquele rumo.
Esse sistema não usa só a posição dos usuários, como a fornecida pelo GPS, mas também usa o que a câmera está captando para mostrar aos usuários onde eles estão. Esse recurso foi chamado pelo Google de Visual Position System (VPS), uma brincadeira com GPS (Global Position System).
Restaurante bombando
Outra novidade é que o Maps mostrará os restaurantes que passaram a bombar na última semana. A nova função usará o mesmo recurso que o Google usa para exibir o tráfego de veículos em uma determinada via. Por meio do GPS, rasteará o fluxo dos aparelhos que rodam Android no restaurante para determinar se o lugar tem recebido muitas visitas.
Outra ferramenta apresentada é uma forma de a empresa medir se um restaurante pesquisado no Maps tem chances de cativar o usuário. Ao estilo do Tinder, a empresa medirá a probabilidade de haver um “match” entre os dois.
Usando uma técnica de inteligênia artificial, chamada aprendizado de máquina, o Google vai reunir todas as informações que possui sobre o cliente potencial e o restaurante, incluindo o que antigos consumidores já disseram a respeito dele. Depois de analisar esses dados, vai conferir um porcentagem de aceitação.
O Maps passará ainda a ser usado para interações sociais. Quando quiser decidir onde ir, um grupo de amigos poderá fazer uma votação por meio do aplicativo. Para ajudar a escolher, eles poderão consultar direções até o lugar e outras informações presentes no Maps, como horário de funcionamento e opiniões de quem já foi até lá.
Créditos: Helton Simões Gomes, G1, Mountain View, Califórnia (EUA)