A Copa do Mundo pode significar muitas coisas: churrasco, músicas temáticas, bandeiras hasteadas, gritos eufóricos… mas, também pode indicar uma oportunidade para pequenas e médias empresas, tais como bares e restaurantes.
Segundo levantamento feito pelo Google, cresceu em 141% o número de pesquisas de lugares próximos aos usuários em suas plataformas em janeiro de 2018 com relação ao mesmo período do ano passado. Isso é equivalente a 24 vezes o número de pesquisas de 2016.
Bares, restaurantes e cafés lideram as buscas por “Perto de Mim” no Google. Apenas os restaurantes atingiram a marca de 157% de aumento nas pesquisas se comparados os meses de Janeiro de 2017 e Janeiro de 2018. Já em relação a 2016, o número atual é mais de 200 vezes maior.
Pensando nisso, a equipe do Google Brasil trabalhou com o time global do Google Meu Negócio para que os estabelecimentos cadastrados na plataforma exibam um novo selo de “Bom para assistir a esportes”, no campo Destaques, a partir do dia 14 de junho.
O selo ficará visível para os usuários direto na busca do Google por meio das sugestões de locais próximos ou na proximidade do endereço pesquisado, conforme o exemplo abaixo:
Os interessados em marcar seus negócios com o selo devem acessar a aba de informações no painel do Google Meu Negócio, ir para a seção “Atributos”, navegar em “Destaques” e clicar em “Bom para assistir a esportes”. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por meio da Central de Ajuda.
Dia dos Namorados
Além do selo para o Google Meu Negócio durante os jogos, o Google também disponibiliza uma funcionalidade que promete facilitar a vida dos usuários e poderá ser bem útil em outra data especial: o Dia dos Namorados.
Um levantamento recente do Google mostra que, em 2017, as buscas por restaurantes atingiram o seu pico histórico na data e foram equivalentes a três vezes o valor da média de pesquisa anual – valor 50% maior em relação à mesma data do ano anterior.
Em parceria com o Restorando, o Google anunciou uma nova ferramenta permitindo que o usuário faça uma reserva no restaurante pesquisado a partir do perfil do estabelecimento na Busca ou no Maps.
O recurso gratuito pode auxiliar os usuários a identificar estabelecimentos de maneira mais rápida, além de dar credibilidade aos restaurantes com essa funcionalidade e com as informações completas disponíveis na plataforma.
“Os interesses dos consumidores, tanto nos alimentos e bebidas, quanto na facilidade de locomoção, estão em completa sintonia com as PMEs do setor de gastronomia. Os selos e a funcionalidade de reserva são uma ótima oportunidade para impulsionar o crescimento destas empresas em momentos de grande interesse”, afirmou André Kowaltowski, gerente de produto no Google no Brasil.
Fonte/Créditos: Redação E-Commerce Brasil