Os avós de Marcel Felipe tinham um mercadinho em Braço do Norte, no Sul catarinense, e o empreendedorismo já vinha daquela época, década de 1960: as frutas que sobravam eram aproveitadas para fazer geléias: banana e goiaba, as mais tradicionais da região. Aos poucos, a fama dos doces se espalhou, até que, em 1969, o avô convidou outros três irmãos para iniciar uma indústria de compotas.
Nascia a Irmãos Felipe, que depois passou a se chamar Áurea Doces, e agora Áurea Alimentos, mudanças que ocorreram ao longo do tempo, conforme os novos membros da família chegaram e a empresa expandiu. Atualmente, a empresa é administrada pela terceira geração, entre eles Marcel, que é o diretor comercial.
Produzem geléias, doce de leite e outros 130 produtos para consumidores finais e também para panificação, em embalagens maiores, o que corresponde a 70% do faturamento da empresa. Porém, conforme o diretor comercial, é visando ampliar as vendas ao consumidor final que estão apostando em novos produtos, como um preparo para pudim de leite, que com a adição de leite e ovos fica pronto em 7 minutos. O produto foi lançado neste mês de maio na Feira da Associação Paulista de Supermercado, a APAS Show.
“Nós somos conhecidos no chamado mercado food service, em recheios de bolos, sonhos e outros produtos, mas que o cliente não vê a marca. Agora, pretendemos expandir para fortalecer a marca para o consumidor final. E este produto atende a demanda das pessoas, que querem rapidez, mas também se preocupam com a saúde”, explica o diretor, complementando que a receita foi produzida com 40% menos colesterol, 40% menos gordura e 12% menos calórico do que o leite condensado tradicional.
Essas mudanças ocorreram ao longo do tempo e também impulsionaram a mudança no nome da empresa. Dos 10 sabores de doces produzidos inicialmente, logo começaram a produzir o doce de leite, que ainda hoje é o carro-chefe da empresa, que passou a se chamar Áurea Doces. Porém, conforme novas empresas do setor alimentício foram surgindo, o portfólio precisou ser ampliado.
“No início, havia poucas empresas que produziam geléias e doce de leite, hoje são centenas. Aí agregamos os salgados, como maionese, mostarda. Depois veio o refresco em pó e mais recentemente o leite condensado”, comenta Maciel. Este último, conforme o gestor, já é responsável por uma parte importante do faturamento.
A comercialização dos produtos começou nas cidades próximas a Braço do Norte, depois para outras regiões de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Com o tempo, o portfólio de produtos também foi expandindo e atualmente, segundo Maciel, a empresa tem representantes comerciais em todos os estados do Brasil.
Com essa participação em mais estados, também conseguiram estudar o comportamento do consumidor e conseguindo adaptar a produção de acordo com a demanda.
“No Sul, as pessoas utilizam os produtos como complementos para o pão. Já no Sudeste, Norte e Nordeste, são consumidos como sobremesas prontas”, explica o diretor.
Esse comportamento do consumidor fez com que produzissem, além do pudim, outros produtos como o Chocal, uma mistura de doce de leite e chocolate.
Trabalho em família
A empresa começou com o avô de Marcel e outros três irmãos. Áurea, inclusive, é o nome da filha de um dos fundadores. Porém, dois dos irmãos saíram do negócio logo após o início e outro faleceu no final da década de 1970. Na década de 80, houve uma transição para que outros sócios se juntassem, mas todos também da família.
Atualmente, segundo Maciel, a quarta geração da família já está na empresa. Seu pai ainda faz parte do Conselho e a terceira geração está a frente das funções administrativas dos diversos setores.
Para que tudo desse certo ao longo do tempo, o diretor comercial explica que todos buscaram profissionalizar-se de forma estratégica, e que isso foi essencial para que o negócio familiar não fosse abalado pelos herdeiros.
“A profissionalização foi o segredo para o negócio se manter em harmonia. Hoje, cada um cuida de um setor, mas foi buscar uma especialização na área, um curso universitário, já pensando em agregar, mas por mérito e com conhecimento para isso”, explica.
Assim, a empresa de 250 funcionários segue expandindo e com solidez, segundo o gestor. Além da APAS Show, ainda neste ano Maciel deve participar de outros dois eventos com o objetivo de crescer no mercado interno.
“Estamos diversificando o mix de produtos, buscando fortalecer a marca e chegar a mais estabelecimentos, principalmente para o consumidor final. Ainda temos muito para crescer em todo Brasil”, finaliza o diretor.
Fote/Créditos: G1 Santa Catarina