As 4 melhores redes sociais para o marketing de restaurantes

As 4 melhores redes sociais para o marketing de restaurantes

Os consumidores preferem ir a lugares que tenha uma reputação e boas avaliações. Hoje, os clientes são muito mais experientes e destemidos quando o assunto é compartilhar seus comentários online. É muito importante que restaurantes que desejem ter uma forte presença online compartilhem os comentários e avaliações positivas que receberam.
As mídias sociais também têm um grande papel tanto para os consumidores quanto para os restaurantes. No que condiz os clientes, a mídia social é utilizada para explorar e encontrar informações sobre um restaurante. Para donos de restaurantes, o marketing de mídia social é uma das melhores maneiras de ser descoberto, aumentar o tráfego e, em última análise, lucrar.
Um planejamento de marketing de mídias sociais para restaurantes também ajuda o estabelecimento a ganhar feedback e a adquirir conhecimento sobre seu próprio serviço, eventos, oferecimento de novos produtos, itens de cardápio, e, mais importante, ter um diálogo direto com seus potenciais e atuais consumidores. Os marqueteiros de restaurantes devem entender o poder que os smartphones possuem em achar a localização e informações sobre eles.
Existem 3 ferramentas digitais que podem ajudar efetivamente na divulgação de um restaurante. Confira a seguir:

TripAdvisor
O TripAdvisor é um serviço extremamente útil para um restaurante, já que é um dos maiores sites de viagem do Brasil. O objetivo da empresa é oferecer informações para viajantes, incluindo fotos, avaliações e comentários dos próprios usuários que frequentaram determinadas atrações de um certo destino, incluindo restaurantes.
Tornar seu restaurante um ponto de destino para um viajante faz com que o fluxo de pessoas aumentem no seu estabelecimento, assim como sua reputação online. Portanto, é ideal manter as fotos e informações do seu restaurante atualizadas, prezar pelo bom atendimento e boa qualidade de serviço.

Facebook
Essa plataforma é ótima para a publicidade de um restaurante, assim como para manter contato com os seguidores. Um administrador pode ter grande controle sobre o conteúdo, e ainda personalizá-lo para atender as necessidades do restaurante. Além disso, o Facebook possui ótimas ferramentas de análise para segmentar uma potencial demografia em específico. Por exemplo, com a ajuda do Gerenciador de Anúncios do Facebook, o dono de restaurante pode escolher atributos como idade, localização, interesse e muito mais para encontrar um grupo de pessoas que provavelmente gostaria do seu restaurante.
Além disso, é possível criar muitas e diferentes campanhas para alcançar um resultado determinado, seja ele aumentar o número de seguidores, promover um item do cardápio, compartilhar notícias, utilizar a geo-localização para encontrar clientes ou simplesmente direcionar seguidores para o site do seu restaurante. O Facebook também permite que seus usuários deixem comentários e avaliações, o que é um importante aspecto para futuros clientes escolherem você ao invés do seu concorrente.
Para ter sucesso no Facebook, utilize a mesma identidade visual de marca que você usa em outras redes sociais, para ser facilmente reconhecido pelos usuários. Na hora de publicar na plataforma, inclua um vídeo ou imagem junto ao texto. Imagens e vídeos captam a atenção do público. Torne-se familiar com as diferentes opções de publicação, e utilize a ferramenta de agendamento para criar postagens para a semana inteira.
O mais importante para seu restaurante, no Facebook, é a consistência. Ouça o que seus consumidores querem. Tenha cuidado para não se auto-promover de forma demasiada. Dê os seus fãs informações úteis, compartilhe dicas e ofereça descontos e promoções especiais. Finalmente, explore a propaganda paga do Facebook. Isso pode trazer muito sucesso para seu restaurante.

Instagram
Todos os donos de restaurantes e chefs sabem que as pessoas comem com os olhos primeiramente. A comida é algo bastante visual, e nós adoramos compartilhar o que parece bom, divertido ou interessante. O Instagram é um aplicativo de rede social centrado no compartilhamento de imagens, que pode rapidamente chamar a atenção de pessoas famintas.
Quando se trata do marketing para restaurantes, o Instagram pode te ajudar a capturar o interesse de amantes de comida e bebida, assim como pode ser utilizado para compartilhar aspectos divertidos do dia-a-dia do restaurante, que valha a pena compartilhar. Além disso, o Instagram usa e abusa das hash tags. Com as hash tags, um restaurante pode achar todas as menções que foram feitas com o seu nome (exemplo: #nomedorestaurante), e pode também definir um público específico com um interesse em particular para sua postagem (como #amantesdepizza ou #FoodPorn).
A melhor forma de utilizar o Instagram é compartilhando as fotos do seu cardápio e estabelecimento. Ele é perfeitamente integrado com o Facebook, então suas imagens serão exibidas em ambas as plataformas. É crucial carregar apenas fotos de alta qualidade.
Uma boa dica para aplicar no Instagram é encorajar seus consumidores a fazer o upload de seus itens favoritos do cardápio do seu restaurante. Isso te ajuda a construir seu banco de imagens enquanto aumenta o engajamento com o público.
Falando nisso, o Instagram é ótimo para alcançar um público jovem, vibrante e aventureiro. Ele é também muito fácil de ser utilizado, e é uma ótima forma de seu restaurante ser visto através de uma plataforma de mídia social bastante popular.

Twitter
Foi no Twitter que a hash tag foi originada, logo o uso do símbolo de hash tag (#) é agora usual em vários outros sites de redes sociais. No geral, o Twitter é uma plataforma de mídia social muito específica, que é benéfica para marqueteiros de restaurantes utilizarem especialmente se estiverem tentando chamar a atenção de indivíduos chave influentes na indústria de restaurantes, e também compartilhar pequenos pedaços de informações. Além disso, os restaurantes podem seguir pessoas aficcionadas por comida ou canais de comida influentes e blogueiros de comida, para estar por dentro das tendências e concursos.
No final das contas, o Twitter não passa de um site do estilo micro-blogue, afinal cada usuário conta com um número limitado de caracteres (especificamente 140) por tweet. Para restaurantes, o Twitter é uma ótima ferramenta para enviar mensagens curtas para seu público, como ofertas de pratos diários, promoções, mudanças ou adições de última hora no cardápio, fatos divertidos e fotografias, etc. Lembre-se de incluir links para se website. Utilize também hash tags em suas publicações – isso é válido para outras plataformas também.

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