Segundo números divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em 2017, o setor de alimentação movimentou 184 bilhões de reais no país em 2016, com um avanço de 3% no setor de food service, conforme pesquisa do Instituto Food Service Brasil.
Mesmo diante deste cenário positivo, é preciso seguir diversas recomendações e dicas para garantir que o negócio permaneça ativo e com uma clientela sempre presente.
MANTENDO O SUCESSO DO RESTAURANTE
Atendimento: mesmo o melhor restaurante do mundo, com os melhores e mais saborosos pratos e os preços mais atrativos, não se sustenta sem um atendimento adequado. Quando os colaboradores e gestores não têm habilidade para lidar com o público, infelizmente o negócio está fadado ao fracasso – a não ser que o responsável perceba a tempo e treine toda sua equipe adequadamente ou mesmo substitua os colaboradores.
Qualidade: a qualidade do serviço depende de vários detalhes e fatores, desde a escolha adequada do gás para restaurantes até a elaboração cuidadosa do cardápio. Os fornecedores também devem ser selecionados com atenção, pois é do produto deles que depende o resultado final dos produtos finais a serem comercializados. Sempre leve em consideração os processos da cozinha, tornando-os padronizados e sistematizados, reduzindo a margem de erros e evitando desperdício.
Tecnologia: muitos restaurantes – sobretudo os mais tradicionais – ainda mantêm formas antigas e pouco consistentes de gerenciar as tarefas do estabelecimento. Deixe os papéis e canetas para lá e traga para o seu restaurante as facilidades da tecnologia! Não faltam no mercado opções de softwares e gerenciadores para os mais diversos tipos de negócios – dos menores às grandes redes. Essa modernização é essencial, reduzindo falhas e problemas – inclusive na contabilidade da empresa.
Marketing: Buscar assessoria de uma Agência Especializa em Marketing Gastronômico para atrair novos clientes e fidelizar os atuais é o principal foco do trabalho de marketing. É preciso que as pessoas conheçam o negócio para então decidirem frequentá-lo com a família e os amigos. Além da divulgação com panfletos e folhetos, uma excelente dica é utilizar as redes sociais e a internet, compartilhando conteúdo interessante, promoções e novidades com os possíveis novos clientes e com aqueles que já frequentam o estabelecimento.
Planejamento: planejamento é fundamental para qualquer negócio, em qualquer ramo de atuação, e não seria diferente com os restaurantes. Toda e qualquer ação necessária no estabelecimento, desde a compra de insumos até a troca de algum equipamento, precisa ser programada com antecedência para que se encaixe adequadamente nas contas e no fluxo geral do empreendimento. Isso evita problemas e prejuízos com gastos mal calculados, por exemplo.
Com estas e outras dicas, é possível trazer melhores resultados para o seu restaurante.
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