Dietas com baixo índice de carboidratos tiram um dos alimentos mais nutritivos

Dietas com baixo índice de carboidratos tiram um dos alimentos mais nutritivos

Além de ótima fonte energética, arroz é composto por proteínas e vitaminas

O arroz é um dos cereais mais consumidos no mundo, mas é um dos alimentos que mais tem sofrido com dietas, como a Low Carb. O arroz é saudável? Todos os tipos ou o melhor é o integral? Segundo o presidente da Associação de Medicina do Estilo de Vida e Saúde Funcional, Dr. Fábio César dos Santos, o melhor é o arroz integral: “No arroz integral, você tem uma riqueza muito maior de minerais, de vitaminas do complexo B, de fibras, além de ter um baixo índice glicêmico. É o arroz ideal”.

Sim, o arroz é rico em carboidrato, o que não significa que ele é ruim para a saúde, pelo contrário. Além de ser uma ótima fonte energética, de 5 a 13% de sua composição é de proteínas, e o alimento tem vitaminas do complexo B e E. Essas vitaminas servem para regular a produção de energia no organismo, manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e também do intestino. Ainda são importantes para prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico.

Os três tipos de arroz mais comuns, agulhinha (o arroz branco comum), integral e parboilizado, são também os mais consumidos em todo o Brasil, tanto é, que os três são extremamente representativos para a indústria, como é o caso da Broto Legal Alimentos, eleita a “Maior e Melhor Empresa do Setor de Grãos em 2018”, e que, mesmo estando entre as líderes de mercado com o beneficiamento do cereal, já prevê oferecer aos consumidores brasileiros outras variedades.

“Nossa missão sempre foi levar aos brasileiros comida saborosa e de verdade. Dentro dessa premissa, temos estudado outros grãos e cereais que possam complementar o prato dos brasileiros. Isso não quer dizer deixar de lado o tradicional arroz, mas sim, acrescentar novas cores e sabores às refeições. Além do arroz e também do feijão, que fizeram da nossa marca uma das mais reconhecidas pelo público, já temos em todo o Brasil uma linha de farofas, atum e azeite. E para 2019, já estamos estudando incluir entre os nossos produtos variedades de arroz como o mix de 7 grãos, que é mais saudável”, conta Antonio Miadaira, gerente de marketing da empresa.

As dietas da moda, muitas vezes acabam excluindo alimentos poderosos e importantes, como é o caso do arroz. Os brasileiros precisam entender que o arroz não é um vilão, mas sim, uma fonte essencial de vitaminas, fibras, proteínas, além de ser extremamente versátil e muito saboroso.

Confira algumas receitas com arroz, para te ajudar a incluir pratos que vão além do tradicional arroz com feijão:

Arroz de Verão

Ingredientes:

– 1 xícara de Arroz Integral Broto Legal cozido ao dente

– 8 tomates-uva picados em 8 partes

– 3 fatias de presunto de peru em cubinhos ou 1 xícara de peito de frango cozido e desfiado

– 3 fatias de queijo prato light em cubinhos

– 3 colheres de sopa de Azeite Báltico Broto Legal e 1 dente de alho

– suco de meio limão

– 10 folhas de manjericão ou 10 folhas de hortelã

– sal e pimenta a gosto

Servem 4 porções e são 40 minutos de preparo

Modo de preparo

Cozinhe o Arroz Integral Broto até ficar ao dente, escorra e reserve.

Após deixar o alho imerso no azeite por meia hora, retire o dentinho e descarte. Junte o suco de limão ao azeite e mexa bem até ficar mais grosso.

Tempere o arroz com esse azeite, junte o presunto e o queijo e acerte o sal e a pimenta.

Acrescente as folhas de manjericão e sirva morno ou frio.

 

Risoto de Atum

Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de margarina

– 1 unidade de cebola em cubos pequenos

– 1 xícara (chá) de Arroz Broto Legal

– ½ xícara (chá) de vinho branco

– 2 ½ de água fervente

– 1 tablete de caldo de galinha

– 1 lata de Atum Báltico

– 2 colheres (sopa) de parmesão ralado

– ½ xícara (chá) de creme de leite fresco

– Cebolinha verde picada a gosto

Modo de preparo

Dissolva o tablete de caldo nas xícaras de água e reserve mantendo quente.

Em uma panela média, aqueça a margarina e frite os cubinhos de cebola em fogo brando, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até ficarem dourados. Acrescente o arroz e refogue demoradamente. Junte o vinho e cozinhe até ter evaporado quase que totalmente.

Usando sempre fogo brando, panela destampada, despeje uma concha cheia de caldo fervente. Cozinhe, misturando de vez em quando, até o líquido evaporar. Volte a juntar mais uma concha do caldo fervente. Repita o processo até que o arroz esteja al dente.

Junte o Atum com seu óleo, o queijo e o creme de leite. Misture e tempere com sal se necessário. Sirva em seguida salpicado com cebolinha.

  

Arroz de Hauçá

Ingredientes:

– 1 kg de Arroz Branco Broto Legal

– ½ kg de Jerked Beef Broto Legal

– ½ kg camarão seco

– ½ xícara de azeite de dendê

– 2 colheres de (sopa) de Azeite Báltico

– 2 cebolas bem picadinhas

– 3 colheres (sopa) de salsa picada

– 1 lata de creme de leite

– 3 tomates picados

– 1 pimentão amarelo picado

– 2 xícaras de leite de coco

– 3 dentes de alho

– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o arroz com sal, alho, azeite de oliva e água. Enquanto cozinha o arroz, esquente metade do azeite de dendê em outra panela com pedacinhos de pimenta e um pouquinho de açafrão. Depois, coloque o camarão seco defumado para fritar.

Depois de frito, junte o creme de leite e deixe ferver até o caldo engrossar.

Numa panela de pressão, refogue o Jerked Beef (já dessalgado) e cozinhe na pressão por uns 15 min. Depois, abra a panela e coloque os tomates e os pimentões picados, o leite de coco e a salsa picada, deixando ferver por 5 minutos, sem pressão.

Desfie a carne utilizando o molho. Coloque no prato o arroz, a carne e o camarão.

Sobre a Broto Legal Alimentos

A Broto Legal Alimentos está há mais de 40 anos no mercado, é líder em arroz e feijão na região de Campinas, mas também possui forte presença em todo Estado de São Paulo, iniciando neste ano plano de expansão da marca na região Sudeste. É uma das marcas de líderes em arroz e feijão no interior de São Paulo, de acordo com a pesquisa da Nielsen, e fechou 2017 com um faturamento de R$ 500 MI. É uma das precursoras do uso do Selo de Controle de Agrotóxico, emitido pelo Instituto Biológico, garantindo aos brasileiros comida de verdade e de qualidade em suas mesas. Os principais produtos da marca são o arroz e o feijão, mas também tem em seu catálogo a soja, jerked beef, atum, azeite e o mais novo lançamento da marca, as farofas prontas.

 

Fonte: Assessoria Arebo


Compartilhe este post com as pessoas em suas redes sociais e marque o perfil. Curta e siga o @gastronomidiaoficial no Facebook ou no Instagram.

Nós também estamos no WhatsApp, adicione o nosso número (11) 97725-5667 em seus contatos ou utilize este link para falar com a gente

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu nome

Mensagem