7 Dicas sobre como divulgar seu restaurante no Dia dos Namorados

7 Dicas sobre como divulgar seu restaurante no Dia dos Namorados

O dia dos namorados é uma data que pede uma comemoração especial. Escolher um local inspirador para realizar um jantar a dois é um dos programas favoritos dos casais. É uma ótima oportunidade para o seu estabelecimento criar ações exclusivas para atrair e fidelizar clientes como promoções, ambientação especial, música ao vivo, jantar a luz de velas, entre outros atrativos. Confira algumas dicas comprovadas e saiba mais como divulgar seu restaurante no dia dos namorados.

1- PROVIDENCIE MAIOR INFRAESTRUTURA

Por ser um dia cuja demanda aumenta consideravelmente, providencie maior quantidade de mesas para duas pessoas, para evitar que os clientes passem muito tempo esperando um lugar disponível. Organize as reservas em turnos duplos e, se necessário, contrate empregados extras para atender à demanda, além de ajustar os expedientes para os horários que a casa mais irá bombar.

Lembre-se que nesta data é provável que muitos clientes estejam consumindo no seu restaurante pela primeira vez e, ao saírem satisfeitos, certamente voltarão e irão recomendar o seu estabelecimento para outras pessoas.

2- CRIE UM AMBIENTE ROMÂNTICO

A decoração também é um fator importante e colabora para os clientes se sentirem mais à vontade no ambiente. Decore o restaurante adequadamente para a ocasião, criando um clima interessante com elementos que lembrem o amor, o romance e a união, como flores vermelhas e velas. Lembre-se que de que duas pessoas escolheram o seu restaurante para viverem um momento especial, e itens decorativos certamente reforçarão a memória afetiva que terão daquele dia e do local. O vermelho é a cor mais utilizada, mas tome cuidado para não descaracterizar a proposta do seu negócio. Inove, use a sua criatividade para surpreender principalmente quem visita seu restaurante pela primeira vez.

Um jantar romântico também pede música. Invista em uma trilha sonora especial ou contrate uma banda para deixar o momento ainda mais especial. Uma banda de jazz, por exemplo, pode completar o clima do local e atiçar corações.

3- CRIE OFERTAS E CARDÁPIOS ESPECIAIS

Um dia especial pede um cardápio elaborado com a intenção de tornar a celebração ainda mais saborosa (e deixe isso bem claro aos clientes). Você pode oferecer, por exemplo, um menu com preço fechado contendo um coquetel de boas-vindas, opções de entrada, prato especial e sobremesa e vinho. Ofertar um menu degustação com preço fechado é outra opção, contendo opções de combinações recomendadas e bebidas incluídas.

Uma oferta exclusiva do dia, além de atrair clientes, ajuda também a evitar o caos de comandas que chegam à cozinha, já que é um dia na qual o restaurante costuma chegar a sua capacidade total. Outra opção interessante é realizar sorteios na data, premiando um casal com uma viagem, por exemplo. Descontos e promoções em sites de compras coletivas e clubes de benefícios como o Groupon e o Restorando também costumam serem ótimas opções para atrair clientes.

4- TREINE SUA EQUIPE PARA O UPSELLING

Use estrategicamente seus garçons para aumentar seu faturamento com essa poderosa técnica. Basicamente ela consiste em treinar a equipe para oferecer os complementos perfeitos para o pedido que o cliente faz. Isso aumenta seu faturamento, seus lucros e reduz o desperdício.

Se você já foi à uma rede de fast food já deve ter ouvido dos atendentes na hora de fazer o pedido: “o refrigerante pode ser grande?” ou então “por mais R$1,00 você leva batata grande”. Eles são treinados para tentar aumentar a lucratividade da lanchonete/restaurante à cada pedido, e isso funciona muito bem.

Apenas diga para sua equipe tomar cuidado para não oferecer algo exorbitante ou muito mais caro como complemento, porque isso pode fazer com que o cliente se sinta explorado e prejudicar o atendimento.

5- CAPRICHE NA DIVULGAÇÃO

De nada adianta ter preparado um roteiro e estruturas especiais para celebrar o dia dos namorados se você não divulgar o seu estabelecimento. Se o local onde seu restaurante está instalado é um ponto turístico, certamente quem for celebrar a data na região vai pesquisar sobre opções de restaurantes. Procure criar campanhas, divulgar as ofertas e vantagens para a data em todos os seus canais de comunicação. Confira a seguir algumas dicas de divulgação nas plataformas mais utilizadas:

Site/blog do restaurante: faça um projeto especial na qual o usuário, ao acessar a página de entrada, já veja um convite em destaque para celebrar o dia dos namorados no restaurante. Você também pode inserir uma página nova, um hotsite e lá incluir todas as novidades que serão oferecidas no dia, além de um botão para reservas.

E-mail: se o seu restaurante tem um bom banco de dados de clientes, você pode divulgar as ações do dia dos namorados por meio de e-mails com mensagens atrativas, convidando os destinatários a reservarem uma mesa (com um link de fácil acesso para reservas). É uma forma de publicidade direta que costuma render bons resultados.

Se você ainda não faz o cadastro do seus clientes, comece a fazer o quanto antes! É muito mais fácil vender para clientes que já frequentaram sua casa, do que convencer novas pessoas à conhecerem seu restaurante, e nesses dias de pico, ter esse base pode economizar seus recursos e lotar seu estabelecimento.

Se você tiver menos de 2000 emails na sua base, pode enviar email marketing de graça pelo MailChimp 😉

Facebook: realize promoções especiais, como uma garrafa de vinho ou duas sobremesas pelo preço de uma. Estimule os clientes a fazerem check-in no seu restaurante e publicarem fotos curtindo o local. Promova concursos que estimulem a interatividade e premiem as melhores fotos com um jantar grátis, por exemplo. Crie anúncios por meio do Facebook Ads, ferramenta que te auxilia a potencializar a divulgação por meio de uma ou mais campanhas direcionadas a um público específico de sua preferência, como casais jovens, casados, comprometidos, convidando-os a celebrar o amor no seu estabelecimento.

Divulgue os pratos especialmente elaborados para a data com frases que convidem o público-alvo a fazerem uma reserva. Crie expectativas no sentido de “estamos preparando algo especial para esse dia” com fotos ou vídeos – uma estratégia eficaz que deixará às pessoas interessadas mais atentas às novidades, gerando, inclusive, mais curtidas em sua página.

Instagram: é uma plataforma interessante para realizar um concurso de fotos. Estimule seus clientes e seguidores a publicarem em seus perfis uma foto romântica com uma hashtag criada especialmente para divulgar o concurso. A foto que obter mais curtidas pode ganhar, por exemplo, um jantar por conta da casa. Outra estratégia de interação é premiar o melhor comentário.

6- USE O PODER DA SURPRESA

Lembre-se que o casal está frequentando seu restaurante para celebrar uma ocasião especial, o que significa que na maioria dos casos eles estão mais emotivos e dispostos à investir mais por uma experiência melhor. Nesse contexto, você pode fortalecer sua marca e cair no gosto deles, oferecendo uma surpresa que eles não esperam no final da noite ou durante a refeição.

Como eles vão estar muito mais sorridentes e felizes pela data, uma surpresa como um chocolate ou qualquer agradinho pode fazer uma grande diferença para fechar com chave de ouro a experiência que eles esperavam ter no seu restaurante.

Só não esqueça de escolher a surpresa certa que não prejudique muito sua lucratividade e ao mesmo tempo sirva para encantar seus clientes.

7- A DICA MAIS IMPORTANTE PARA DIVULGAR UM RESTAURANTE NO DIA DOS NAMORADOS

Junho costuma ser um mês fraco em vendas, e o dia dos namorados é uma excelente oportunidade para bombar seu restaurante, recuperar lucros e fidelizar clientes como em nenhum outro dia. Mas não esqueça de medir com detalhes o lucro que você obteve e o sucesso das ações de comunicação que você utilizar.

Muitos empresários do ramo pensam que restaurante cheio é sinônimo de sucesso, mas não é bem assim que funciona. Mais importante do que encher as mesas é acompanhar de perto as finanças do seu estabelecimento para ter a certeza que o lucro esperado está de fato sendo gerado.

Fonte/Créditos: I9Menu

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