9 tendências gastronômicas que vão despertar o seu paladar em 2019

9 tendências gastronômicas que vão despertar o seu paladar em 2019

Como acontece na moda e nas passarelas, as tendências gastronômicas vem e vão, atendendo demandas atuais e englobando diferentes culturas ao redor do mundo. Ano a ano o universo da gastronomia se renova, com novos sabores, pratos, ingredientes e maneiras diferentes de preparar a comida. Para o ano de 2019, algumas previsões culinárias já estão feitas em relação ao setor da alimentação.

 

Comida em bowls

Os bowls – ou tigelas – estão conquistando as comedorias mais descoladas pela sua versatilidade gastronômica e pela sua praticidade na hora de comer, tornando qualquer prato perfeito para o estilo “grab and go” do dia a dia cosmopolita. Geralmente com porções generosas, as tigelas de frutas, smothies, saladas e refeições quentes estarão muito mais em alta em 2019.

Carnes “alternativas”

Seguindo a tendência de um futuro sem carne – que ganhou força com as experiências realizadas no Vale do Silício e com a criação do hambúrguer feito com carne artificial nos EUA -, muitos restaurantes estão trocando as proteínas animais por legumes ou “carnes” veganas que têm o mesmo gosto da original. Essa tendência promete seduzir tanto vegetarianos, quanto carnívoros, já que os vegetais são preparados como se fossem pedaços de carne: grelhados, defumados, tostados e marinados até que o sabor de churrasco apareça.

 

Menos plástico é mais

A preocupação em ser sustentável e utilizar menos plástico no dia a dia também se reflete na gastronomia. Em 2019 a essa consciência green vem com maior força, provocando mudanças nas embalagens to-go dos restaurantes. Além disso, a abolição do canudinho plástico já é uma realidade – os estabelecimentos devem procurar alternativas a este material ou, de alguma forma, desencorajar o seu uso.

 

Cogumelos em alta

Influenciado pela tendência de carnes alternativas, o cogumelo aparece como um dos ingredientes de destaque do ano de 2019. Isso porque as diversas espécies da família funghi têm a textura e o potencial de sabor para agradar tanto vegetarianos, quanto carnívoros. Portobello, shitake, enoki, eryngui, shimeji ou champignon – as possibilidades são infinitas!

Trocas saudáveis

Provando que ser saudável e ter uma alimentação equilibrada não é só viver de salada, o ano de 2019 traz as trocas saudáveis como forte tendência para a gastronomia. A pizza com massa de couve-flor, o espaguete de abobrinha, o arroz de brócoli e os chips de batata-doce são exemplos práticos de como é possível tornar uma refeição “junkie” em algo mais saudável, apenas trocando um ingrediente.

Ingredientes marinhos, como o nori

Se você é fã de nori, alga que é vastamente utilizada na culinária japonesa, aí vai uma boa notícia: este tipo de ingrediente marinho promete aparecer mais nos cardápios dos restaurantes no ano que vem. As algas marinhas deixam de ser coadjuvantes para se tornar a estrela do prato, como é o caso do kelp noodles (macarrão feito de alga marinha) e da seaweed butter (manteiga feita a partir de uma alga vermelha chamada palmaria palmata), que já são sucessos no exterior.

 

Panela chinesa “hot pot

Se 2018 foi o ano do churrasquinho coreano, 2019 é o ano da hot pot! A panela, típica da culinária de Sichuan, no oeste da China, utiliza água fervendo para cozinhar folhas, carnes, peixes e legumes. Como acontece no fondue, a panela é servida sobre um rechaud aceso e acompanhada por alimentos crus, para as pessoas colocarem o que quiserem para cozinhar.

Kombucha e bebidas probióticas

O kombucha não é novidade para muitos – a bebida probiótica, fermentada por leveduras e bactérias, já é famosa entre aqueles que buscam uma vida mais saudável. Para 2019, este e outros alimentos desta categoria prometem ficar ainda mais em evidência. Os benefícios para a saúde são muitos: entre eles o fortalecimento do sistema imunológico e a melhora no funcionamento intestinal.

Menos delivery e mais saídas para comer

A tendência para 2019 é que o delivery entre um pouco em decadência – os foodies devem preferir sair para comer, abandonando o conforto do lar em busca de uma experiência gastronômica completa. Para garantir essa melhor experiência para o cliente, os estabelecimentos devem apostar em uma abordagem diferenciada e ideias criativas.

 

Fonte: www.obaoba.com.br


Compartilhe este post com as pessoas em suas redes sociais e marque o perfil. Curta e siga o @gastronomidiaoficial no Facebook ou no Instagram.

Nós também estamos no WhatsApp, adicione o nosso número (11) 97725-5667 em seus contatos ou utilize este link para falar com a gente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu nome

Mensagem